segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uhu!!! Txt eh d+!!!!!

07/02/2011
às 14:57 \ Pelo mundo

“Se estamos vendo um declínio nos padrões de letramento infantil, isso se dá apesar das mensagens de texto e não por causa delas”, afirma a psicóloga Clare Wood, da Universidade de Coventry, na Inglaterra, que conduziu nos últimos dez anos um estudo sobre o assunto com crianças de 8 a 12 anos.
A conclusão de Wood (em inglês, acesso gratuito) aponta para o oposto daquilo que, nos últimos tempos, vem deixando pais e professores à beira de um colapso nervoso: não só a famigerada “linguagem” cheia de abreviações do MSN e dos torpedos não faz mal nenhum como, ora veja, faz bem! O estudo constatou que quem tc msg no cel o dia todo, entre abrax e bjusss, tem maior capacidade de escrita e leitura do que quem não faz isso.
A revelação pode ser contraintuitiva, mas sou obrigado a dizer, com humildade, que não me surpreende nem um pouco. Há cerca de uma década, costumo tranquilizar leitores alarmados dizendo que, filosoficamente, não há diferença entre a notação cifrada da cultura virtual e a velha Língua do Pê. Em ambos os casos, trata-se de brincar com a língua, o que é uma forma de tomar posse dela, e criar um patoá que, como as gírias em geral, cumpre a função de reforçar a identidade de um grupo.
Decorre daí que a reação apocalíptica dos que se julgam zeladores da língua formal também é compreensível, mas apenas como parte de um jogo de cartas marcadas. Como diz o historiador Peter Burke, estudioso da história das gírias, “enquanto muitos grupos de pessoas definem sua identidade por meio do uso de jargão, um grupo, o dos críticos, define a sua por meio da rejeição do jargão dos outros”.
Ah, mas com o tempo os pequenos bárbaros digitais vão acabar esquecendo que msg é “mensagem” e transformando a ortografia em bagunça? Duvido muito, mas, se mudanças do gênero vierem a ocorrer, convém lembrar que a ortografia é apenas o verniz da língua, uma roupa que as palavras vestem e abandonam conforme os ditames do tempo. Gravata já foi gorovata em bom português, e nossa civilização não se tornou ágrafa quando deixou de ser.
Aqueles que, como eu, foram criados vendo televisão desde pequenos sabem o que é um verdadeiro ambiente hostil à cultura escrita. Esta, depois de mais de meio século perdendo a guerra, tem na internet (etc.) uma poderosa e inesperada aliada.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cursos oferecidos pelo NTE em 2011

A programação de cursos oferecidos pelo NTE às escolas de Bacabal e aos outros municípios jurisdicionados à URE está assim distribuído:

Na modalidade EAD (educação a distância):

  • Ensinando e aprendendo com as TICS – 100hs (em execução, os professores estão no III Módulo do curso);
  • Elaboração de Projetos (iniciará logo após a conclusão do curso de 100hs, pois os alunos serão os professores que concluíram o mesmo);
  • A partir de março serão oferecidas novas vagas para o curso de 100h.

Na modalidade presencial:

  • Introdução a Educação Digital: U E Juarez Almeida, Vitorino Freire, Lago Verde – direcionado a professores;
  • Navegando na Internet – Local: NTE, horários: matutino, vespertino,  período a definir, direcionado a professores;
  • Gestão de Mídias – direcionados aos gestores da URE – Bacabal que ainda não participaram do mesmo;
  •  Aplicativo BASE (similar ao Acess), direcionado a secretários e agente administrativo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um golpe a mais na vida do professor

Como se não bastasse tantos entraves na educação maranhense e na vida super, hiper difícil do professor, chegou mais uma novidade! A retirada de mais de R$ 100,00 no contra cheque através deste mandado de segurança MANDADO DE SEG.11251/2006. É chegada a hora do Sindicato dos Professores verificarem o que é isso. 

Enquanto isso, já tenho três filhos e apenas um dependente aparece no meu contra cheque, pode?

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ENCONTRO PRESENCIAL FINAL–MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Após uma “gestação”, período em que durou o curso (nove meses), os alunos do Mídias na Educação apresentaram seus projetos no encontro presencial final ocorrido em Caxias no dia 22/12. 

Os temas dos trabalhos versaram sobre cultura, variações linguísticas, reciclagem, lendas, criação de pinacoteca, orientação sexual, dentre outros.

Estiveram presentes para  avaliar os trabalhos o Professor Domício Maciel, Coordenador Geral do Mídias, professora Silvana Vetter, Coordenadora de Tutoria e a secretária Vivi Algarves.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COLABORAÇÃO E APRENDIZAGEM

Sempre que possível realizo doações a quem precisa. E uma das doações que me agrada é a do tempo e do conhecimento. Compartilhar o que sei, o que aprendi com outras pessoas me fortalece porque a medida que “ensino, vou de repente aprendendo” com já dizia nosso mestre Paulo Freire. Por duas vezes, dois sábados, compartilhei com os jovens da Associação Vamos um pouco da minha experiência com Técnicas de Redação no projeto “Vamos Estudar”.

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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ciberespaço–aprendizagem mediada pela WEB

Estamos testando maneiras de trabalhar a quatro mãos utilizando o ciberespaço (termo criado em 1984 pelo escritor de ficção científica norte americano Willian Gibson), que já vislumbrava nossa tentativa, nossos ensaios e erros, ou seja, establecer relações vituais de leituras, complementações, correções e moderações de textos postados através de interconexões virtuais (Lévy, 1999).
É interessante observarmos como fica tudo muito complicado quando queremos a fluidez do texto e o mesmo esbarra em problemas como a incompatibilidade entre dois computadores que não estão com as mesmas atualizações e configurações, são problemas a superar para que de fato a conversa e a tecitura de textos (Paulo Freire) seja efetivada.
O passo primeiro foi a superação da distância através da conectividade com a Internet, afinal os autores da produção textual a quatro mão estão em continentes distintos e distantes. Ainda ouviremos falar muito dessa empreitada, afinal, são apenas os primeiros passos.
Luzenilde M. Costa – Pedagoga – Epecialista em Tecnologias em Educação