quinta-feira, 27 de maio de 2010

LIED COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

A maioria das escolas brasileiras já estão equipadas com laboratório de informática. A meta do governo é que até o final de 2010 todas estejam incluídas digitalmente. Em Bacabal - MA, apenasduas das 25 escolas da Rede Estadual ainda não possuem tal ferramenta.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, desde 1997, o ProInfo (programa de informatização das Escolas, do Ministério da Educação) já investiu R$ 726 milhões. Os gastos crescem anualmente. Só no ano passado, eles chegaram a R$ 317 milhões (1% do orçamento do MEC).
O percentual de Escolas públicas com laboratório de informática também cresceu. De 1999 a 2006, passou de 46% para 63% no ensino médio e de 8% para 19% no fundamental.
Estamos dentro desta realidade, mas o que fazemos por essas mídias na escola? Temos visto em nossas visitas pedagógicas, falta de preparo por parte do todos em manusear os equipamentos e por isso os lieds ficam subutilizados ou mesmo sem utilização nenhuma. São longos períodos de inércia!!!
Percebemos que o mesmo ainda não é visto como espaço de aprendizagem. Começamos pela limpeza do ambiente, sempre ficando em segundo, terceiro o quarto plano. A reposição de peças, quando a garantia termina é outro problema, neste caso observamos uma ingerência em relação aos recursos financeiros que chegam à escola.
 Professores alegam que o múmero de computadores (10) é insuficiente para trabalhar com 40 ou mais alunos, mas esquecem que podem mandá-los por equipes em outro turno para pesquisarem assuntos sobre as aulas expostas.
Mas o que lemos nas entrelinhas é o despreparo, o medo da máquina, o não querer usar e o não querer aprender e a desculpa que o Sistema Operacional é o Linux. Não nos referimos apenas ao professor, mas a todos que fazem parte da escola.
Vale ressaltar que desde 2006 professores estão sendo capacitados em Introdução à Educação Digital, este na modalidade presencial com duração de 60h e que terá continuidade na modalidade a distância com os temas: "Ensinando e aprendendo com as TIC" e "Elaboração de projetos" então, é uma das formas encontradas pelo MEC de "empurrar" o professor para o mundo da tecnologia.
Um caminho que encontramos para que os lieds sejam utilizados, foi a execução do projeto Semana Digital, onde os alunos são capacitados com o mesmo conteúdo do curso  Introdução à Educação Digital (TuxPaint, Writer, Impress, aplicativos do Linux) para, logo após repassar a outros alunos da escola. Aplicamos o projeto nas escolas: C E Presidente José Sarney, U I Urbano Santos, CAIC, U I Alice Mendes, U I Nadir Abreu, U I Thales Ribeiro Gonçalves, U I Terezinha de Jesus Fernandes, C E Arimathéa Cysne. C M Tiradentes
Já cruzamos barreiras municipais, o projeto foi aplicado na cidade de Paulo Ramos, escola C E Roberto Sarney.
Será que está é a luz no fim do túnel?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Encerramento Semana Digital


Encerramos a Semana Digital na Unidade Integrada Nadir Abreu consciente da aprendizagem alcançada pelos alunos, que serão futuros monitores de outros alunos da escola.
Estiveram presentes no encerramento os gestores João Batista e Francisca onde ouviram depoimentos dos alunos em relação aos aplicativos estudados.O aluno Leonardo fez uma exposição sobre uma aula cujo tema foi "Crônica" onde usou o Impress Criação de slides) para produzí-la.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

U I Nadir Abreu e Projeto Semana Digital





Estamos, nesta semana, de 17 a 21 de maio de 2010, aplicando o pojeto Semana Digital na Unidade Integrada Nadir Abreu, localizada na Vila Coelho Dias, mais conhecido como Nova Trizidela. Contamos com a participação de nove alunos:
  1. Felipe Rocha Carvalho
  2. Felipe da Silva Cardoso
  3. Vanessa Novais Pereira
  4. Jonh Lennon Silva Vieira
  5. Francisco Wanderson Santos Moreira
  6. Maria Letícia Sousa Freitas
  7. Plácido Paixão Régio Silva
  8. Leonardo Monteiro Souza
  9. Rodrigo Ferreira do Carmo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Agora são alunos professores!!!



Novidades no Projeto Semana Digital! Os alunos que já passaram pela capacitação agora estão sendo tutores das outras turmas. As alunas Gleiciane e Thainan estão com alunos do 6º ano no vespertino e no matuitno os alunos Cláudio Junior e André Henrique estão com alunos do 2º e 3º. Confira as fotos.